Pular para o conteúdo principal

Arte por aí! #03

   Muito mais do que quadros na parede, arte está em toda parte. Um móvel, feito sob medida, livre para o criador planejar com cores e formas que bem entender, pode sim, ser considerado arte. Foi pensando nisso que trouxemos dessa vez uma entrevista com o marceneiro Ricardo e seu sogro Nadir que trabalha a mais de 40 anos com a construção de moveis sob medida.

P: Em um trabalho tão manual como esse é investido uma enorme quantidade de tempo e dedicação, vocês já sentem uma dificuldade em desapegar do objeto terminado?
R (Ricardo): Acho que agora já me acostumei, mas senti dificuldade em alguns projetos sim, as vezes gostamos tanto que até tentamos refazer, mas nunca fica igual.

P: Vocês consideram seu trabalho arte, cada peça tem seu valor e carinho ou para vocês é só como qualquer outro trabalho?
R (Nadir): Tem sempre um carinho pelo tempo e dedicação investido, não é como montar um móvel de foram produzidos em uma fabrica 100 iguais no mesmo dia. 
R (Ricardo): Mas acho que nunca cheguei a considerar uma obra artística como uma escultura ou algo do tipo.

P: Algum cliente já pediu exclusividade de uma peça ou elogiou seu trabalho como arte?
R (Ricardo): Sim, até fiquei espantado, pediu para eu não refazer o modelo, era uma estante, acabei nem divulgando para não receber pedidos, porque era bem bonita mesmo.

    Abaixo, seguem fotos do ultimo projeto produzido pelo Seu Nadir, que aos 72 anos está se aposentando oficialmente da função de marceneiro.

    E se você perdeu o post da semana passada, clique aqui, para conferir a entrevista com a maquiadora Andreia Silveira.

Comentários